terça-feira, 14 de abril de 2015

O segredo para estabelecer metas funcionais!

   Olá! Hoje, preparando minha sacramental bebida do dia a dia, o tererê, estive pensando sobre o que escrever para este blog. Dentre as muitas opções de temas e eixos pensei em trabalhar uma temática a qual eu esteja trabalhando comigo mesmo nos presentes dias. 
   Quem me conhece sabe como eu adoro falar de gestão do tempo e estabelecimento de objetivos de curto e médio prazo para chegar em um
resultado maior no longo prazo. Dentro desse eixo, um importante diálogo deve ser feito sobre o estabelecimento de metas para se alcançar qualquer tipo de resultado.
   A meta é fundamental no processo de busca de nossos desejos, pois ela nos ativa um estado mental positivo ao alcance daquilo que queremos. No cotidiano a proposta de metas
é muito comum: no reveillon, na balança, no médico, na faculdade após o período de provas bimestrais nos propomos várias mudanças de atitudes que visam alcançar um estado desejado: ganhar mais dinheiro, emagrecer/engordar, alimentar melhor e estudar mais, etc.
   A grande maioria das pessoas se perdem em suas metas, se propõem a determinadas mudanças porém logo aquele "desejo" se perde em função das sensações cotidianas. Qual seria o problema dessas pessoas? Falta de vontade? Pode até ser em certa forma, porém antes da falta de vontade (ausência do estado mental positivo) faltam alguns outros aspectos que nos fazem perder a clareza daquilo que nos propomos. 
   Pouquíssimas pessoas sabem disso: Elaborar metas funcionais é um processo um pouco mais complexo do que fazemos no dia a dia. A meta "poderosa" deve obrigatoriamente responder ao critério S.M.A.R.T. 
   A palavra "SMART" é da língua inglesa e em uma tradução grossa significa INTELIGENTE, porém coincidentemente as letras da palavra estrangeira é a junção das iniciais das características desse tipo de meta. 

  • Specific: Específica - A meta inteligente deve ser assertiva, direcionada e principalmente sem duplas interpretações. Nessa característica é que definimos qual seu objetivo, a quem ela servirá, quem são os envolvidos, quais seus requisitos e limitações. 
  • Mensurable: Mensurável - O que não se mede não é gerenciável. Definir valores é fundamental para que a meta tenha clareza. Exemplo de meta ruim: "Esse ano quero me especializar". Meta específica e mensurável: "No ano de 2015 vou fazer dois cursos de extensão úteis ao meu trabalho. No primeiro semestre farei um curso de extensão de 60 horas em gestão de pessoas e no segundo semestre me inscreverei numa pós graduação a distância em gestão avançada de pessoas." 
  • Achievable: Alcançável - A meta deve ser possível de ser alcançada e ao mesmo tempo gerar desafio. De nada adianta uma meta impossível de ser concretizada, exemplo: "Em dois meses perderei 20 quilos" ou "Em três meses farei com que meus chefes me paguem um salário base 3x maior do que o atual". 
  • Relevant: Relevante - o objetivo alvo deve ser relevante para você. Uma meta onde você não tem interesse ou não entende seu significado e pontos de contribuição para seu contexto muito provavelmente não será concretizada. Exemplo: considerando uma fumante que ainda não tenha se convencido da importância de parar de fumar: "Ano que vem eu paro".
  • Time-based: Baseada no tempo: É tudo uma questão de prazo. Se a meta não for projetada em um prazo máximo, provavelmente ela se perderá na rotina. Delimitar prazos gera a sensação fundamental da meta: o desafio. Metas mais complexas exigem elaboração de um cronograma de atividades, por exemplo: uma meta geral: "Em 10 meses vou perder 15 quilos". A mesma meta dividida em sub cronogramas ficaria da seguinte forma: "Em 10 meses vou perder 15 quilos, sendo 5 nos dois primeiros meses, 5 nos três próximos e o restante nos outros cinco meses".
   Um bom exemplo de meta seguindo o critério SMART seria: Considerando que o autor seja um colaborador solteiro de uma cooperativa que ganhe um salário de aproximadamente R$10.000,00 "Em 18 meses comprarei um carro no valor de R$100.000,00. A partir de hoje direcionarei mensalmente R$2.500,00 do meu salário para operações financeiras de baixo risco e junto do valor de venda do meu atual carro financiarei meu carro desejado".
  • Specific: Comprar o carro no valor de R$100.000,00. Apenas o autor será diretamente atingido, se ele fosse casado ou tivesse filhos, o impacto da meta na vida deles teria que ser escrito. 
  • Mensurable: Carro no valor de R$ 100.000,00, ou seja, valor a ser levantado. O autor já descreve como levantar parte do valor fazendo depósitos mensais, considera a venda do carro e ainda o complemento do dinheiro com o financiamento. 
  • Archiable: Para o salário e custo de vida do autor da meta, é perfeitamente atingível. 
  • Relevant: Se ter um carro novo e luxuoso é importante para o autor da meta, logo possui relevância verdadeira para ele. 
  • Time-based: Em 10 meses - Prazo máximo. 
   
   A elaboração de uma meta pode lhe consumir um bom tempo para preparo, isso é normal. É importante que ela esteja alinhada a seus valores, desejos e necessidades para que tenha ainda mais força para ser alcançada. 
   Por hoje é só, pessoal! Tentei escrever pouco, mas não foi possível devido à complexidade do tema. Essas dicas fazem sentido para você? Interaja, comente, curta e compartilhe! Assim você estará me ajudando a levar um pouco de minhas vivências e construções para pessoas que necessitam de ajuda e não conseguem chegar a um profissional da área. 
Abraços e muita luz a todos! 
   

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